top of page

Caraguatatuba entra no clima do Dia do Desafio 2023


A 29ª edição do Dia do Desafio 2023 “Muito mais que um dia!” será realizada no dia 31 de maio, nos períodos da manhã, tarde e noite, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e nos núcleos esportivos dos bairros, com os professores da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba e do Instituto Nova Onda.


O objetivo da data é despertar o interesse pela prática desportiva, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis. A inscrição de organizações, instituições e empresas públicas ou privadas é feita por meio do formulário online, disponível no site https://www.diadodesafio.org.br/, na aba “Faça Parte”.


Ao contrário das edições anteriores, Caraguatatuba não compete com nenhuma cidade com número de habitantes semelhante este ano, mas foca na adesão e manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas.


Escolas, empresas, órgãos públicos, entidades de classe, clubes e academias podem desenvolver 15 minutos de exercícios, individualmente ou em grupos, e registrar a atividade física preenchendo o formulário especí­fico disponibilizado a partir do dia 31 de maio, no site https://www.diadodesafio.org.br/, na aba “Registro de Participação”. Nas redes sociais as atividades podem ser compartilhadas com a hashtag #DiaDoDesafio.


A Secretaria de Esportes e Recreação fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Outras informações pelo telefone (12) 3885-2200. O atendimento é das 8h30 às 16h30.


História


O Dia Mundial do Desafio (World Challenge Day) surgiu na cidade de Saskatoon, no Canadá em 1983. Durante um inverno, com a temperatura de – 20 ºC, o prefeito da época, propôs que os moradores saíssem de casa às 15h, e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Em 1984, a experiência ideia foi compartilhada com a cidade vizinha e com o resto do mundo nos anos seguintes.


O Dia do Desafio Mundial recebeu o apoio da UNESCO, sendo reconhecido como evento de promoção educacional e cultura. Atualmente, o Dia do Desafio é difundido internacionalmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O Sesc SP coordena o evento no continente americano desde 2000.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page