top of page

Caraguatatuba: Base e estrutura metálica são erguidas para receber nova imagem de Santo Antônio


A Prefeitura de Caraguatatuba continua com o processo de substituição da imagem de Santo Antônio, Padroeiro do município.


A empresa terceirizada executa a montagem da base de concreto e implanta a estrutura metálica que ficará no interior da nova estátua, que terá 20 metros de altura e será de fibra de vidro.


A ideia é que a imagem seja monocromática e vai contar com um sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ainda ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.


A troca de imagens se deu em função de problemas identificados na antiga estátua e que poderia ocasionar riscos de segurança aos visitantes.


No ano passado, em vistoria ao local, a Defesa Civil do município identificou inconformidades, como a presença de inúmeras fissuras e trincas aparentes em toda a imagem, além de vários pontos de infiltração.


A imagem do novo Santo Antônio foi adquirida e custeada pela igreja católica e será inaugurada no dia 11 de junho, quando será uma realizada uma missa campal no local.


Iluminação


Além disso, a Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de iluminação da subida do Morro Santo Antônio. A implantação do sistema será entre o pórtico de entrada até o local onde se encontra a imagem do santo.


Perfazendo um total de mais de 2 km, estão sendo instaladas pela concessionária Caraguá Luz pelo menos 70 luminárias de LED de 25 Watts e com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, serão instalados mais dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.


A instalação da iluminação, que será com rede subterrânea, teve parecer favorável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.


O trecho entre o portal principal e a Avenida Siqueira Campos será feito posteriormente pela empresa EDP.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page