top of page

Caraguatatuba: Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA


Continuam abertas as últimas vagas para os interessados que queiram se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será realizado no dia 20 de julho, a partir das 8h, no Teatro Mário Covas.


Para se inscrever, basta preencher o formulário no link https://www.sympla.com.br/evento/forum-em-comemoracao-aos-33-anos-do-eca/2041289 . As vagas são gratuitas.


A programação prevê uma abertura oficial com as autoridades e duas palestras com renomados profissionais para explanação sobre o ECA e o Trabalho da Rede de Proteção.


A primeira ocorre às 8h30 e será proferida pelo Dr. Murillo José Digiácomo com o tema “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”. Na oportunidade ele falará da obrigação e a importância do reconhecimento dos papéis, ações planejadas e principalmente acertivas para que a violência e negligência seja sanada.


No período da tarde, às 14h15, ocorre a palestra com o Dr. Fausto Junqueira de Paula com o tema “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”. Ele falará, entre outros assuntos, do trabalho da Rede de Proteção frente ao ECA, a importância dos conselhos e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.


Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cíntia Alves, o Fórum será uma oportunidade única na região. “Nada melhor que comemorarmos os 33 anos do ECA tendo a presença de dois nomes de gabarito abrilhantando nosso fórum. Não perca a oportunidade, pois as vagas são limitadas”, disse.


A data


Oficialmente, os 33 anos do ECA é comemorado hoje e são muitas as garantias que precisam ser reafirmadas nesse dia: a vida deste a gestação; a obrigatoriedade de priorizar e promover a saúde em todos os aspectos; o direito à liberdade, a dignidade e o respeito; o direito de crescer e viver em uma família, que zele e proteja e ainda o direito de afastar de seu convívio quem não o protege; o direito de conviver e crescer em comunidade; o direito à alimentação adequada; o direito à educação de qualidade e todos os meios necessários para aprender; o direito de brincar, escolher e de falar; e o direito de se profissionalizar e aprender um ofício, trabalhar e evoluir de forma acompanhada até a vida adulta.


Se minimamente a sociedade e o poder público entenderem estes direitos e zelar pelo seu fiel cumprimento talvez possamos começar a pensar em uma sociedade melhor. O entendimento do papel de todos nessa missão de garantir é fundamental se desejamos uma sociedade melhor.


A nossa ‘briga’ não deve ser para entender a quem cabe e sim como faremos. Temos muito ainda para fazer, principalmente em reafirmar a importância do ECA na garantia de direitos tão fundamentais. Celebremos os 33 anos com foco em fortalecer sempre. Viva o ECA!”, ressalta a presidente do CMDCA de Caraguatatuba, Cintia Alves.


Confira a programação completa do Fórum:

8h: Abertura

8h15: Apresentação Cultural com alunos da Casa Beija Flor

8h30: Palestra com Dr. Murillo José Digiácomo – Tema: “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”

12h: Almoço

14h: Retorno e acolhida

14h15: Palestra com Dr. Fausto Junqueira de Paula – Tema: “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”

17h: Encerramento


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: DIvulgação/PMC

bottom of page