top of page

Capital do Surfe tem opção de atividades nas férias escolares



Com a chegada do fim do ano e as férias escolares, Ubatuba é o destino escolhido por muitas famílias para desfrutar o período. Entretanto, a cidade oferece muito mais do que somente praias para a diversão com as crianças.


As opções também são indicadas para quem mora na cidade e deseja promover atividades diferenciadas como opção de entretenimento, com as quais também é possível aliar diversão e aprendizado.


Natal Iluminado:

Enfeites e adornos iluminados nas ruas Guarani e Thomaz Galhardo e em três “ilhas”: a Praça da Baleia, a Praça 13 de Maio e, por fim, a Praça da Matriz.


Parque Estadual Ilha Anchieta:

Quem desejar visitar o PEIA pode evitar filas, garantindo ingresso antecipado por meio do site. O transporte de barco até a Ilha Anchieta deve ser pago aos responsáveis das embarcações (é necessário contratar o serviço à parte).

O valor do ingresso ajuda a conservar o patrimônio histórico e natural da Ilha Anchieta.

Biodiversidade:

Para aproximar ainda mais as crianças da natureza, oferecendo uma serie de experiências, é possível visitar o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta.


Projeto Tamar

A base da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba foi a primeira instalada em uma área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro, tendo como principal objetivo mitigar os efeitos predatórios da pesca sobre esses animais. É a única base no Estado e está localizada na área central da cidade.


Instituto Argonauta – Museu da Vida Marinha

No Museu da Vida Marinha você poderá conhecer algumas espécies que habitaram os oceanos, em especial na América do Sul. A exposição possui diversos animais marinhos, desde réplicas de animais marinhos pré-históricos até esqueletos de grandes baleias, como as Jubartes, que passam por nossa região, entre outras espécies encontradas de répteis, aves e mamíferos marinhos. Ele funciona diariamente, das 10h às 18h.


A entrada é gratuita para crianças até 06 anos, idosos acima de 60 anos, e moradores de Ubatuba, mediante comprovação.


Para cadastro de moradores de Ubatuba, são necessários os seguintes documentos:

  1. Documento pessoal com foto 2. Endereço de residência; 3. Comprovante de moradia fixa – será aceito um dos seguintes documentos: RG de Ubatuba; Titulo eleitoral de Ubatuba; CNH de Ubatuba; Carteira de trabalho, ou holerite de Ubatuba; Carteira Profissional de Classe de Ubatuba; documento escolar dos filhos, como: carteirinha da escola; boletim ou comprovante de matrícula.

O cadastro é realizado pessoalmente em nossa bilheteria.


Cultura: Comunidades Tradicionais

Cultura tradicional não é só a caiçara. Aqui você pode aprender um pouco mais sobre História e se aproximar ainda mais de sua ancestralidade visitando as três aldeias indígenas ou os quatro quilombos que ficam dentro do território do município. Um verdadeiro tesouro e um celeiro de sabedoria.


Exposição Comunidades Tradicionais

Exposição dos artesanatos das Comunidades Tradicionais na Sala de Exposições Thomaz Galhardo, que fica na sede da Secretaria de Turismo, até o dia 30 de janeiro.


O local poderá receber o público diariamente das 8h às 20h e conta com recepção turística da Companhia Municipal de Turismo (Comtur). A Setur fica na avenida Iperoig, 214, centro.


Aldeia Boa Vista – fica localizada no Bairro do Prumirin. É aberta diariamente para visitas e exposições de artes Indígena. Contato para agendamento de visitas: (12) 3845-0264 / (12) 9.9708-3430 E – mail: aldeiaboavista@hotmail.com.


Aldeia Renascer – Localizada no Corcovado – região centro-sul de Ubatuba, a Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, possui cerca de 20 famílias Tupi Guarani e Guarani que ocupam 2.500 hectares de belas paisagens e rios de águas cristalinas. Interessados à visita entra em contato (12)99761-1030 Cristiano.


Quilombo da Caçandoca – Comunidade Remanescente Quilombo da Caçandoca, local que preserva suas culturas e tradições até hoje. Aliando Turismo e sustentabilidade, a praia da Caçandoca, na qual está localizado o Quilombo, fica localizada no extremo Sul de Ubatuba. O acesso é pelo Km 82 da Rodovia Rio – Santos – BR 101, distante 4,5km em via de terra.


Quilombo do Camburi – A comunidade do Camburi é constituída por 50 famílias e está localizada na fronteira com o município de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro.

Os quilombolas ocupam a área do Camburi há aproximadamente 150 anos.


Quilombo da Fazenda – O Quilombo da Fazenda tem mais de 200 anos de história e abriga cerca de 40 famílias em uma das áreas de mata atlântica mais preservadas do Estado de São Paulo. Seu acesso se dá pelo km 12 da BR 101 – região Norte de Ubatuba. No ano de 2005, a Fazenda Picinguaba recebeu o reconhecimento da Fundação Palmares como sendo um remanescente de quilombo.


Quilombo Sertão do Itamambuca – A comunidade está na área rural de Ubatuba, em um bairro chamado Sertão do Itamambuca ou Casanga. Ele está situado à esquerda da Rodovia Rio-Santos (BR 101, sentido norte), na altura do quilômetro 37. Seus moradores (distribuídos por aproximadamente 36 casas somam mais de 100 pessoas) são descendentes de antigos escravos que trabalhavam nas terras do fazendeiro Modesto Antonio Barbosa.


Praça da Baleia

Está localizada na orla da Praia do Itaguá, próximo ao Aquário de Ubatuba. Leva esse nome pois abriga o esqueleto da baleia encalhou morta na Praia Grande, em Outubro de 2000. Seus ossos foram retirados pela Prefeitura Municipal e em 2010 foi montada no local.


Em 2018, o local recebeu a estátua do oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês, Jacques Custeau. Ela permaneceu submersa na Praia do Leste, na Ilha Anchieta, por cerca de 20 anos e foi retirada do mar para passar por um processo de limpeza e restauração.


Píer Comodoro Magalhães/ Letreiro Ubatuba

O píer Comodoro Magalhães, situado no bairro de Itaguá, oferece aos visitantes uma excelente vista do mar. De lá, é possível observar barcos, escunas e pessoas praticando canoa havaiana. Com um pouco de sorte, também é possível avistar tartarugas marinhas e as belas aves da região. Na entrada do píer é possível conferir um letreiro de Ubatuba, pintado por artistas locais.


Feira de Artesanato/ Letreiro Vem Verão

A Feira de Artesanato e Afins, conhecida como “Feira Hippie”, fica na orla da praia de Iperoig, Centro de Ubatuba, O novo local está instalado em área coberta, que contém 120 boxes (lojas) e banheiros. Ao lado, é possível conferir um letreiro colorido com a #VemVerão.


Pista de Skate/ Praça Capricórnio

A pista de Skate é cada vez mais frequentada pelo público infantil. Acompanhados de seus responsáveis, os pequenos dão um show nas manobras. Além do skate, a Praça Capricórnio também tem um espaço para a prática de basquete.


Praça 13 de maio

Além de parquinho infantil, o local possui um lago e, ainda abriga a Biblioteca Municipal onde encontra-se também o Memorial “Ciccillo Matarazzo”. Ela foi definitivamente instalada no local durante a gestão do então prefeito Pedro Paulo Teixeira Pinto (1985-1988). Com um acervo atual de cerca de 20 mil volumes, a Biblioteca, inclusive, passou por uma desburocratização http://twixar.me/qmP1. Para quem gosta de ler, é um prato cheio.


Fonte e foto: Secretaria de Comunicação/PMU

bottom of page