top of page

Cães Terapeutas atuam em Projeto Integração no Hospital Mário Covas em Ilhabela



Uma internação hospitalar pode vir acompanhada de medo e desconforto! Em Ilhabela, um projeto voluntário tem levado alegria e diversão para pacientes que precisam permanecer no Hospital Mario Covas.


O “Programa Integração” teve início no ano de 2022 como um projeto inovador e se consolidou como um recurso especial na assistência ao paciente de internação de maior permanência. A iniciativa funciona com visitas realizadas pelos “cães terapeutas” Duda e Bernardo na companhia dos voluntários Márcia Gallo, André Pergolizzi e a médica veterinária Nathalie Vecchio do Centro de Referência Animal – CRA.


Os voluntários são acompanhados por profissionais do hospital, como enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que elaborou um protocolo para a visitação.


De acordo com os responsáveis, os pets são submetidos a uma rigorosa avaliação comportamental, de padrão internacional, cuja finalidade é examinar com atenção as reações dos pets para adequação nas atividades.


O método tem como objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, sendo o animal um elo entre o terapeuta e o paciente. Estudos apontam inúmeros benefícios dessa modalidade.


Segundo o Diretor do Hospital Mario Covas, Henrique Simões, “o Programa Integração” é mais uma vertente do compromisso do governo municipal e da Santa Casa de Ilhabela com novas tecnologias que visam o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários de nossos serviços públicos de saúde”.


Vale destacar que os animais “cães terapeutas” também precisam de atenção e cuidados especiais. Além de treinamento, recebem assistência veterinária que inclui vacinação, vermifugação, controle de parasitas e banho no dia das visitas.


O trabalho tem sido muito elogiado pela população, resultando em uma Moção de Louvor no Conselho Municipal de Saúde (Comus), aprovada na última reunião ordinária realizada na terça-feira (28). “Eu tenho notado excelentes resultados após as visitas dos animais. Não sei se isso é oferecido em outros hospitais fora do município, mas Ilhabela está de parabéns e merece uma Moção de Louvor!”, salientou o conselheiro Antônio Lopes.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Vitor Souza/PMI

留言


bottom of page