top of page

Bertioga: Visita Técnica para reconhecimento da vegetação marca avanço do PMMA


Em continuidade à elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizaram mais uma etapa: a visita técnica para o reconhecimento da vegetação.


A atividade desenvolvida pelos técnicos do IPT visa subsidiar o mapeamento da área da mata atlântica que cerca o município de Bertioga. Com base nisso, traçar estratégias de proteção, conservação e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade do bioma Mata Atlântica.


Na quarta-feira, 26, os especialistas analisaram detalhadamente a vegetação da Trilha D'água, localizada no Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB). Entre os aspectos já constatados, destacam-se as transições entre diversos tipos de vegetação, tais como Manguezal, Apicum e Florestas de Restinga.


Já na quinta-feira, 27, a vistoria técnica teve o intuito de observar a zona de transição entre o meio urbano e as áreas de preservação do Município, mapear e coletar dados.


Oficina Participativa: Nossa Mata Atlântica


O próximo passo do PMMA envolve a participação da sociedade, através das oficinas participativas. O objetivo é ouvir a sociedade sobre formas de preservar e usufruir dos benefícios do patrimônio ambiental existente no município de forma sustentável.


No evento de três dias, o desafio comum será em como conservar a natureza, gerar o desenvolvimento e a qualidade de vida para todas as pessoas.


Programação dos três dias das 18h às 21h:


Dia 08 de agosto:

Local: Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF)

Endereço: R. Um, n. 0316-412, Parque Caiubura, Bertioga/SP.


Dia 09 de agosto:

Local: Sesc Bertioga - Sala de Convenções

Endereço: R. Pastor Djalma da Silva Coimbra, n. 020, Jardim Rio da Praia, Bertioga/SP.


Dia 10 de agosto:

Local: Vila do Bem Boracéia

Endereço: Av. Henrique Arcuri, n. 099, Bairro Boracéia, Bertioga/SP.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

bottom of page