top of page

Bertioga intensifica ações para reforçar segurança em escolas da cidade



Nessa segunda-feira (10), o Prefeito de Bertioga, Caio Matheus, se reuniu com frentes estratégicas da educação e segurança pública com a finalidade traçar atuação integrada e articulada para garantir a segurança das escolas da cidade.


O prefeito destacou a criação de um canal de comunicação direto entre os diretores de escolas com o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE). Além disso, houve reforço nas rondas escolares por parte da Guarda Municipal.


Na reunião, foi debatida a importância da atuação da Polícia Civil nas investigações para apurar a propagação de “fake news”, bem como da presença da Polícia Militar nos perímetros escolares.


" De nossa parte, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensifica as rondas que já vinham sendo realizadas periodicamente no entorno das unidades", explicou o prefeito.


A GCM passou a atuar dentro das escolas municipais e estaduais, garantindo, assim, maior tranquilidade aos alunos, professores e colaboradores do ensino público.


Além da presença da GCM, todas as escolas das redes municipal e estadual da cidade contam com monitoramento eletrônico por 24 horas, por meio dos totens operados pelo COIBE, cuja atuação se dá de forma integrada e articulada com a GCM em uma central de monitoramento.


Os totens, sistemas de monitoramento 24h, contam com botão de emergência, que quando acionado contata direto o 153 na central de monitoramento do COIBE.


Além das ações da GCM, o Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) há mais de um ano vem realizando fiscalização em frente às escolas municipal e estadual, a fim de efetivar um tráfego seguro, sobretudo, nos horários de entrada e saída dos estudantes.


“Precisamos garantir a segurança de todos nas nossas escolas. Já solicitei reforço da Polícia Militar nas rondas escolares e também o apoio da Polícia Civil. É importante frisar que não houve incidentes em nenhuma escola. Conclamo a co-responsabilidade individual e coletiva de não compartilhar informações falsas sobre um assunto tão sério. Importante sempre buscar fontes seguras para se informar”, diz o prefeito.


No âmbito da Secretaria de Educação, haverá restrição de acesso às escolas municipais através de controle de entrada. Também será feito um trabalho de apoio psicológico direcionado por meio da Escola Acolhedora.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

bottom of page