top of page

Bertioga instala seu primeiro monitoramento telemétrico de marés


Bertioga alcançou um marco importante no monitoramento das marés com a instalação do seu primeiro telemétrico em cursos d’água sob influência de maré. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Bertioga em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira (AEAVR).


O telemétrico foi instalado nas dependências da Defesa Civil, no Rio Itapanhaú. Essa estação de monitoramento é capaz de registrar com precisão e em intervalos frequentes o nível da maré, a temperatura e a pressão atmosférica. Os dados coletados são transmitidos para um servidor na a cada 10 minutos, proporcionando informações detalhadas quase em tempo real.


A ferramenta irá contribuir com estudo do comportamento das marés nos cursos d'água. Os dados coletados auxiliarão na previsão e alerta antecipado de ressacas e alagamentos causados pela influência das marés, permitindo que a Defesa Civil tome medidas preventivas e minimize os impactos para a população.


Além disso, essas informações serão úteis para estudos sobre a penetração da cunha salina, projetos de drenagem e pesquisas científicas relacionadas aos recursos hídricos da região.


ACESSO PELA PLATAFORMA DO CBH-BS


A plataforma “CBH-BS” permite o acesso público às informações em tempo quase real de qualquer lugar de forma rápida, segura e sem burocracia. Para tanto, basta o link https://dashboard.hobolink.com/public/cbhbs/redetelemar#/


A transparência e a democratização desses dados permitirão que a Defesa Civil e todos os interessados possam acompanhar as condições das marés de forma atualizada representando um avanço no monitoramento das marés e no entendimento dos fenômenos costeiros.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: DIvulgação/PMB

bottom of page