top of page

Bertioga: DOA resgata duas importantes espécies da fauna silvestre em operações


A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, por meio do Departamento de Operações Ambientais (DOA), realizou o resgate de dois animais silvestres em área urbana no início dessa semana: uma serpente Jararaca, espécie comumente encontrada na Mata Atlântica, que foi capturada e devolvida ao seu habitat natural; e uma ave resgatada em uma residência, a qual foi encaminhada para reabilitação no Grupo de Resgate e Reabilitação de Mamíferos Marinhos (GREMAR).


O DOA, preparado para lidar com tais situações, assegura tanto a segurança da população quanto a dos animais resgatados, conduzindo-os a instituições especializadas, como o GREMAR, ou de volta à natureza.


Em casos de emergência, o Centro de Zoonoses de Bertioga está disponível para prestar atendimento.


Resgate de animais


A captura de animais silvestres em áreas urbanas é um trabalho de destaque do DOA, que registrou de janeiro até agora mais de 127 resgates.


Os animais capturados que requerem cuidados especiais são encaminhados para o GREMAR, um instituto que se dedica à reabilitação dessas espécies. Aqueles que têm condições de retorno imediato à natureza são soltos.


Serviço

O resgate dos animais pode ser solicitados 24 horas por dia pelo 153 ou 199.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

bottom of page