top of page

Bertioga é referência turística para portugueses


Um grupo de jornalistas portugueses realizou uma série de visitas no litoral norte paulista e se encantou por Bertioga. Durante a presstrip, ou seja, viagem de familiarização para jornalistas, os profissionais passaram por Bertioga, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, além da capital.


O evento organizado pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens para promover os destinos turísticos paulistas, aconteceu durante as últimas semanas. O roteiro em Bertioga incluiu canoagem pelo Rio Jaguareguava, passeio de escuna pelo Canal de Bertioga, visita ao Forte São João e almoço em um restaurante caiçara em Itaguaré.


De acordo com o diretor de Turismo, Filipe Toni Sofiati, os portugueses se apaixonaram pelo município. “Os jornalistas passaram por cidades maiores, mas Bertioga teve destaque na preferência deles, virando inclusive tema em palestras posteriores em Portugal e na Espanha”, contou.


Sofiati acrescentou que durante a passagem dos portugueses pelo Brasil foi divulgado o Estado de São Paulo como um todo, porém, ele explicou que em Portugal os principais interesses são pelo litoral, cultura e natureza. Por essa razão, segundo ele, Bertioga se destacou.


Conforme informações da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), os portugueses se interessam principalmente por turismo de sol e praia. Ainda de acordo com a Embratur, o estado de São Paulo recebeu 82,1 mil visitantes em 2019 vindos de Portugal e 75,4 mil em 2022. No ano de 2023 já foram cerca de 50 mil chegadas de turistas vindos desse país. Portugal é o 4º país emissor de turistas para São Paulo, segundo dados de 2022.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

Comments


bottom of page