top of page

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba procura novas doadoras


Em alusão às datas do Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19/5) e Dia da Proteção do Aleitamento Materno (21/5), a Prefeitura de Caraguatatuba reforça importância da captação de novas doadoras de leite materno para suprir a demanda de prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as quatro cidades.


A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, além de incentivar o aleitamento materno.


O espaço é de extrema importância como fomento ao aleitamento materno, pois o leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.


Diversas ações estão sendo realizadas pela equipe do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba para reforçar a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. Palestras estão sendo promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) às gestantes referenciadas sobre a importância do equipamento do Banco de Leite e da doação de leite humano.


Desde sua inauguração em 2018, já foram 618 doadoras cadastradas, sendo 894 litros de leite doados e 830 crianças beneficiadas. No espaço já foram mais de 20 mil atendimentos realizados e mais de 3 mil visitas domiciliares.


O Banco de Leite Humano fica junto ao Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), localizado dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher). Para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.


Seja uma doadora


As interessadas em doar podem procurar a unidade do Banco de Leite. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.


O espaço também conta com número de whatsapp criado para facilitar a comunicação do espaço com as doadoras de leite e fornecer orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comentarios


bottom of page