top of page

Autoridades realizam visita técnica para tratar erosão na praia de Guaratuba, em Bertioga


Na quarta-feira, 1º de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, em parceria com a Defesa Civil, realizou uma visita técnica à praia do Guaratuba para monitorar a erosão costeira. Essa ação foi realizada por meio do Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o litoral de São Paulo (Saric).


O objetivo é capacitar o município para a utilização do Sistema, visando a adoção de medidas preventivas de aviso de ressacas e inundações, além de auxiliar nas medidas de combate à erosão costeira.


"A erosão costeira é um problema que afeta praticamente toda a costa paulista. Em Bertioga, de certa forma, estamos tranquilos, porém requer atenção. O Sistema traz informações importantes de análise na antecipação de medidas. Estamos comprometidos em encontrar soluções para proteger nossa costa e minimizar os impactos para a população”, afirmou eng. Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente.


O Saric é um sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias, com foco na previsão de eventos extremos.


A secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, ressalta que a plataforma foi incorporada aos planos de contingência do município desde 2020. “Entendo que é uma ferramenta fundamental para a monitoração das marés e para agregar o trabalho tocado pela nossa Defesa Civil”.


O estudo em local permite que a Defesa Civil adote medidas preventivas para redução de danos. “A disseminação dos resultados e alertas será feita por meio de uma plataforma computacional”, completa José Carlos, diretor da Defesa Civil.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

bottom of page