top of page

Audiência Pública debate projeto para proteção do patrimônio histórico e cultural em Ilhabela



A Prefeitura de Ilhabela promove na próxima segunda-feira (10) às 18h no Paço Municipal uma audiência pública para debater o projeto de lei de autoria do Executivo que dispõe sobre a Lei de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural Material e Imaterial da cidade e dá outras providências.


O projeto visa estabelecer regras específicas e efetivas para a defesa do patrimônio cultural do município. “Será um momento para debatermos juntos os desafios e as possibilidades da preservação dos sítios históricos, edificações e dos bens móveis e imóveis que fazem parte da identidade cultural da cidade”, explica o prefeito Toninho Colucci.


Além de contemplar o tombamento de edificações de valor histórico e arquitetônico, as coleções e obras de arte, a Lei de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural prevê o registro das manifestações culturais tradicionais do arquipélago.


“É preciso assegurar a preservação do patrimônio histórico e cultural de Ilhabela, com os testemunhos do processo de urbanização. Considerando que o município tem no turismo sua principal fonte de renda, a cidade deve investir na preservação do aspecto histórico, pois seu patrimônio cultural é um dos fortes atrativos e diferenciais para o visitante”, ressalta Plácido Cali, historiador e arqueólogo.


O secretário municipal de Cultura, Marquinhos Guti, enfatiza ainda a importância do registro das manifestações culturais. “Precisamos valorizar nossas manifestações culturais e as pessoas que mantêm vivas nossas tradições. Nosso objetivo é dar melhores condições para garantirmos esse registro”, finaliza.


A Audiência Pública será realizada no auditório Pasquale Colucci fica no Paço Municipal, na Avenida Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Arte divulgação/PMI

bottom of page