top of page

Atleta sebastianense faz história e vence Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru


A judoca Ana Beatriz Santos da Silva, 12 anos, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de Judô Sub-13 e Sub-15 na categoria +54Kg, nesta sexta-feira (14), em Lima, no Peru.


Esta foi a primeira competição internacional da atleta, que para se classificar teve que passar por outras três fases.


Formada nas ‘Escolinhas Esportivas Municipais’ promovidas pela Prefeitura de São Sebastião, Bia é treinada pelo sensei Uatila Ferreira dos Santos, um dos professores da seleção municipal. A atleta fez história ao representar a cidade pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).


“Obrigada a todos que acreditaram no meu potencial e me apoiaram para ser possível realização desse sonho.


Conquistar um título na minha primeira competição internacional foi demais. Minha família sempre me deu todo o suporte e sem eles não teria chegado até aqui. Almejo muito mais e vou seguir focada para vencer muitas competições importantes”, disse a atleta.


Participaram da competição 64 atletas do Brasil e também competidoras dos Estados Unidos, Canadá, Equador, Chile, Peru, México, República Dominicana e Porto Rico. Bia lutou apenas com atletas do Brasil, foi o chamado Round Robin, onde todas as atletas da mesma categoria e país competem entre si e vence quem soma mais pontos.


A Bia lutou contra adversários do Ceará, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Contra a cearense ela perdeu por 1 wazari (1 ponto), a sebastianense venceu de ippon (10 pontos) a catarinense e a mato-grossense.


O pai da judoca, Rafael Santos da Silva, relembra que o outro filho dele, Pedro Henrique Santos da Silva, que também é judoca conseguiu fazer história ao disputar a mesma competição no ano passado.


“O Pedro ficou com a prata no final do Pan. Corremos atrás para conseguirmos o máximo de apoio para tudo dar certo e a Bia ganhar o ouro”, disse Rafael Santos.


Resultados da Ana Beatriz Santos em 2023


11 Campeonatos 31 Lutas 26 Vitórias 5 Derrotas 7 Medalhas de ouro 1 medalhas de prata 2 Seletivas


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: DIvulgação/PMSS

bottom of page