top of page

Artista Elisa Akemi Watanabe realiza Exposição “Ancestralidade Japonesa” em São Sebastião


A artista Elisa Akemi Watanabe fará a vernissage da Exposição “Ancestralidade Japonesa”, na próxima sexta-feira (25), às 19h, na Casa Severino Ferraz, no Centro Histórico de São Sebastião. Após a abertura, o público poderá ter contato com as telas e instalação até o dia 22 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Os interessados em conhecer uma das técnicas utilizadas nas obras também poderão participar do workshop “Estamparia em carimbos e a sua ancestralidade”, no dia 26 de agosto, sábado, das 14h às 17h, no mesmo local. A inscrição para a oficina deve ser feita por meio do link www.linklist.bio/elisawatanabe.


A artista traz nove telas em técnica mista de pintura que refletem as pesquisas e reflexões das influências da ancestralidade Japonesa em sua vida e fazem parte do Projeto “Reconectando a Ancestralidade: caminhos da alma e da autoestima”, contemplado no Edital nº 0001/2021, do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass).


De acordo com Elisa, este projeto visa materializar as influências da hereditariedade na elaboração artística, buscando a força das raízes para trabalhar o autoconhecimento e a consciência das características japonesas. “Considero um dos trabalhos mais importantes da minha vida, fundamental para meu aprimoramento pessoal e artístico, por meio da busca da essência ancestral, alimentando a alma, a criatividade e a autoestima. Convido a todos para virem conhecer e reconectarem-se mais ainda a suas identidades”, completa.


A partir do Programa de Fomento Cultural, a artista pode realizar uma pesquisa aprofundada sobre a cultura japonesa e as histórias familiares, significados de costumes que se perderam no tempo, técnicas de artes visuais orientais, entre outros temas que resultaram na exposição que estará aberta gratuitamente aos moradores de São Sebastião e visitantes.

Workshop


No workshop será ensinado como materiais reutilizáveis podem se transformar em carimbos artesanais com aspectos da identidade e das culturas. As peças produzidas serão utilizadas para criar estampas que possam agregar valor em produtos, com aplicação tanto para decoração, uso pessoal, como para criação de produtos de papelaria, embalagens, tags, embrulhos que podem também servir como fonte de renda. Ao todo são 20 vagas preenchidas por ordem de inscrição on-line para maiores de 10 anos.

Artista


Elisa Akemi Watanabe é artista plástica, fotógrafa e educadora, formada em Moda pela Universidade Paulista (UNIP), com especialização em Artes Plásticas e História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, e mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), onde iniciou a pesquisa sobre cultura, identidade e ancestralidade, com pesquisas em Cusco, no Peru. Continuou estudando no México, Guatemala, Equador, Bolívia, Argentina, reservas indígenas nos EUA e no Brasil, além de Tailândia, Bali/Indonésia e Japão. Há mais de 15 anos trabalha com a identidade na criação artística, ajudando seus orientandos a se conectarem com suas raízes.

Serviço:

Exposição “Ancestralidade Japonesa”

Gratuito / Classificação: Maiores de 10 anos

Vernissage: 25 de agosto (sexta-feira) - 19h

Data: 25 de agosto a 22 de outubro

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Casa Severino Ferraz

Endereço: Rua Expedicionários Brasileiros, 247 - Centro

Mais informações: www.linklist.bio/elisawatanabe

Workshop “Estamparia em carimbos e a sua ancestralidade”

Gratuito / Classificação Livre

Data: 26 de agosto de 2023 (sábado)

Horário: das 14h às 17h

Local: Casa Severino Ferraz.

Endereço: Rua Expedicionários Brasileiros, 247 - Centro

Inscrições: www.linklist.bio/elisawatanabe (20 vagas)


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

bottom of page