top of page

Arte, cultura e história celebram a Jornada do Patrimônio em Bertioga


O Forte São João, a primeira fortaleza do Brasil, será o palco da Jornada do Patrimônio em Bertioga. O evento gratuito acontece na cidade no dia 3 de dezembro, com apresentação teatral e oficina formativa. A programação é aberta para todos os públicos. O Forte fica localizado dentro do Parque dos Tupiniquins, à Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro. O portão de entrada fica em frente ao Canal de Bertioga.


A Jornada é um evento gratuito, idealizado pelo Governo Estadual e realizado em parceria com a Prefeitura. Com o tema: São Paulo para todos, a ação acontece em Bertioga e em outros 38 municípios, com o objetivo de promover a interação entre a comunidade e a história dessas cidades.


Em Bertioga, dentro do Forte São João, acontece a Oficina de preservação do patrimônio cultural. A formação será realizada no dia 3 de dezembro, às 9h. O Grupo Municipal de Artes Cênicas de Bertioga fará uma apresentação especial. A intervenção artística Entre a Mata e o Mar, encenada pelos alunos do curso de teatro da Prefeitura acontece no mesmo dia, em dois horários, às 13h e às 16h.


A diretora de Cultura, Camila Quelhas, ressalta que apenas Bertioga e mais duas cidades são polos de formação. “Nosso município recebe oficinas de formação e intervenção artística. Somente Bertioga, Cananéia e Ribeirão Pires, oferecerão atividades de formação sobre conservação e manutenção dos patrimônios. O objetivo da iniciativa é enriquecer o conhecimento sobre conservação patrimonial e fomentar a troca de experiências e boas práticas nas comunidades”, explicou.


O evento, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em colaboração com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, acontece nos demais municípios durante os dias 1,2 e 3 de dezembro.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB


Comments


bottom of page