top of page

Amadores e profissionais podem ter fotos expostas no Retratos de Bertioga


Os interessados em expor na 2ª edição do festival de fotografia “Retratos de Bertioga” devem postar até o dia 30 de junho no próprio Instagram uma foto realizada com celular. A conta na rede social precisa ser aberta e as fotos devem estar sem marca d'água ou assinaturas. Além da exposição, o evento que é realizado pela Prefeitura de Bertioga, terá palestras, oficina, roda de conversa e saída fotográfica.


Nesta edição o evento aborda o tema: Bertioga suas belezas, seu povo e suas tradições. As categorias da exposição são: retrato, meio ambiente e costumes. Para se inscrever no processo de seleção os interessados devem participar com a postagem de apenas uma foto no Instagram e inserir a hastag específica para cada categoria:


Retrato - #bertiogaretrato;


Meio ambiente - #bertiogameioambiente;


Costumes - #bertiogacostumes.


As imagens que serão expostas durante o evento, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, no Parque dos Tupiniquins, no Centro, vão ser selecionadas por profissionais da área. O resultado da seleção será divulgado nos canais oficiais da prefeitura, após o dia 5 de julho.


Segundo a diretora de Cultura, Camila Quelhas, o objetivo do festival, destinado aos fotógrafos e ao público em geral, é através da arte da fotografia com celular, aproximar os bertioguenses da cultura local, além de divulgar a cidade e trazer visitantes para a exposição e demais ações promovidas durante o evento.


Confira a programação


14/07/2022 - sexta-feira

Abertura da exposição às 18h, com a palestra sobre fotografia documental como ferramenta de desenvolvimento sócio ambiental, ministrada pelo fotógrafo com 27 livros publicados, Valdemir Cunha.


15/07/2022 – sábado

Das 10h às 13h oficina O Retratista, sobre o processo fotográfico histórico de Cianotipia, ministrada pelos professores, autores e fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes. O método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível, baseado em sais de ferro, em que reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis após exposição à luz solar.


Das 14h30 às 16h roda de conversa – Análise de mobgraFias vencedoras do Mobile Photo Festival 2023 (Rojas/mediador, Tom Leal e Letícia).


Das 16h30 às 18h30 – Palestra: A fotografia como essência. A trajetória de um fotógrafo, ministarda pelo vencedor do Prêmio Comunique-se na Categoria Profissional da Imagem, e autor fotográfico de 19 livros, Adriano Gambarini.


Das 19h às 21h – Palestra ministrada por Bob Wolfenson, fotógrafo que possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-Masp), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Faap, no Itaú Cultural, entre outras coleções nacionais e internacionais. O profissinal falará sobre história de momentos da própria carreira.


16/07/2022 - domingo

Das 8h às 12h - saída fotográfica monitorada.

Das 9h às 12h - oficina de Cianotipia.


Fonte: Assessoria de Comunicação/PMB

Foto: Divulgação/PMB

bottom of page