top of page

Alunos do Cantagalo realizam encerramento de Projeto Musical no 20º Batalhão de Polícia Militar



Os alunos da EMEI EMEF João Thimóteo do Rosário, no bairro Cantagalo, que participam do projeto musical da escola, fizeram o encerramento da atividade com uma apresentação no 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), em Caraguatatuba.


As crianças da Educação Infantil fizeram uma cantata com músicas natalinas. Já os estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tocaram as músicas “Anunciação”, de Alceu Valença, e a canção “Oração”, de “A Banda mais bonita da cidade”, na flauta doce, ukulele, percussão e voz.


Os alunos desta unidade vêm recebendo aulas de musicalização infantil e música para o ensino fundamental desde o início do segundo semestre deste ano, por meio do projeto piloto para educação musical, onde aprenderam noções de escrita musical, execução das primeiras notas na flauta doce e ukulele, além de confecção de instrumentos alternativos, como shakers e asalatos (instrumento de percussão de origem africana) de tampinhas de garrafa PET, cascas de coco, entre outros materiais.


O monitor do projeto de música na escola, Rodnei Gonçalves Pereira, disse que o objetivo principal é utilizar a música como ferramenta para estimular as habilidades educacionais dos alunos, como percepção, coordenação, cognição, socialização entre outros, além do resgate da cultura nacional e regional.


“Observamos a evolução dos alunos no ambiente escolar, ressaltando maior concentração e participação nas atividades propostas em sala de aula. Isso é muito gratificante”, declarou.


O projeto de música na escola continua no próximo ano e será ampliado para outras unidades escolares.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page