top of page

Alunos de Caraguatatuba são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia



Cerca de 40 alunos das escolas municipais foram homenageados com medalhas e troféus por se destacarem na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Mostra Brasileira de Foguetes e Jogos Escolares Municipais (JEM). A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), na Secretaria de Educação.


O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara, Tato Aguilar, e da secretária de Educação, Márcia Paiva, além de pais, familiares e professores.


A secretária Márcia Paiva, destacou o empenho dos estudantes, dos professores e das equipes gestoras. “Parabéns a todos que participam desse projeto, a todos os alunos envolvidos, tanto pelo interesse em participar como pelo desempenho. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo de incentivar nossos alunos”.


Este ano, Caraguatatuba conquistou a primeira medalha de ouro na OBMEP, através do aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira da escola EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio. Ele conta que foi uma experiência incrível e que se dedicou para ter o destaque na competição. “Contei com apoio de outros medalhistas e nesse ano quero incentivar outros alunos a buscarem mais medalhas de ouro para nossa cidade”, contou.


A competição também conquistou medalhas de bronze com os alunos das escolas: EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro – Erick Suuti Amancio; EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio – Lavinia Antunes Silva; EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar – Guilherme Aleixo de Souza; EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca – Iker Torres Serpa.


A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.


Já a OBA é uma espécie de recurso pedagógico, que muito mais do que premiar os melhores estudantes, tem objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens.


Destaque para os alunos da EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra: Enzo Ricardo de Almeida Paiva e Vitor Gabriel Freire Leite; EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho: Manuela Marcusi e Yasmin Castilho; EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Lucca Zayther Lins Marcondes, Kayque de Aveiro Vieira, Isadora Barbosa Santos Pedro, Jean Gustavo Brito Dias, Gabriel Coelho Caciano, Luiz Otávio Delgado de Paula e Luara Ferreira Martins.


Quanto à Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.


Destaque aos medalhistas de bronze da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira: Augusto Cabral da Faria e Murilo Leandro Costa Silva, que irão participar da mostra nacional em Barra do Piraí (RJ), em março, representando Caraguatatuba.


Quanto ao JEM, aproximadamente 1 mil alunos participaram de 19 escolas, com objetivo de promover através da prática esportiva a socialização, a integração entre os alunos e a descoberta de novos talentos esportivos.


Confira a classificação das escolas:


Categoria Fundamental I: 5º lugar: EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi; 4º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 3º lugar: EMEI / EMEF Masako Sone; 2º lugar: EMEF Prof. Geraldo de Lima e 1º lugar: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.


Categoria Fundamental II: 5º lugar: EMEF Prof. Euclydes Ferreira; 4º lugar: EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra; 3º lugar: EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho; 2º lugar: EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar e 1º lugar: EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca.


O prefeito Aguilar Junior disse ser um dia de reconhecimento, principalmente para mostrar que de fato a escola pública é merecedora de elogios e faz diferença na vida das pessoas. “Nosso ensino sempre preza em estimular nos alunos seus melhores dons, fazendo com que se destaquem em diversas áreas, para brilhar e trilhar o melhor caminho. Confie na escola pública, pois essa parceria entre pais, responsáveis e profissionais só cresce e estimula educação no município”, destacou.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page