top of page

Agosto Dourado: São Sebastião programa eventos de incentivo à amamentação


O mês de agosto é dedicado à campanha de promoção ao aleitamento materno ‘Agosto Dourado’, que recebe este nome pelo fato de o leite materno ser considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesta quarta-feira (1º), foi celebrado o Dia Mundial da Amamentação, que também dá início à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023.


Em São Sebastião, ações serão realizadas pelo Hospital de Clínicas (HCSS) e pela Prefeitura, por meio do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), que atua em conjunto com o Banco de Leite Humano (BLH), ambos vinculados à Secretaria de Saúde (SESAU).


Dando início à programação, o CIAMA Topolândia promove, nesta sexta-feira (4), às 14h, a tradicional Hora do Mamaço, evento realizado desde 2012 e que reúne mães para amamentar seus filhos, incentivando este ato de amor e proteção.


Neste ano, o evento será na Casa da Cultura, localizada na Rua da Praia, no Centro Histórico. A mesma ação será promovida pelo CIAMA Costa Sul, no dia 9 de agosto, às 14h, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.


Nos dias 8 e 9, ocorrerá um treinamento para profissionais da Maternidade sobre manejo clínico da amamentação e manuseio do Leite Humano Pasteurizado (LHP), às 8h30, no CIAMA Topolândia.


A semana institucional do Hospital de Clínicas, evento promovido mensalmente pelo Núcleo de Educação Permanente Hospitalar (NEPH) e voltado aos funcionários, também terá como tema o Agosto Dourado e abordará a amamentação, medidas integrativas, testes da orelhinha e linguinha, primeiríssima infância, ciclo gravídico e a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses. Será nos dias 15 e 16, a partir das 9h, na Sala do NEPH, no Hospital.


No dia 15, a partir das 16h, integrando a programação do Agosto Dourado, haverá a celebração do Dia da Gestante, no Centro Gestacional Harmonia para a Vida, localizado na Rua da Praia. Entre os temas que serão abordados, estão a gestação sob o ponto de vista do bebê, a importância do trabalho de parto com amamentação e do aleitamento exclusivo até os seis meses.


Encerrando a programação, no dia 24 de agosto, haverá um evento com o tema Agosto Dourado, a partir das 8h30, no Teatro Municipal, localizado na Av. Dr. Altino Arantes, 2, no Centro. Os temas importância do trabalho de parto com amamentação e do aleitamento exclusivo até os seis meses serão abordados novamente, assim como primeiríssima infância. O evento é aberto aos profissionais da Saúde e à população.

Serviço

‌4 de agosto, 14h

Hora do Mamaço

Casa da Cultura, na Rua da Praia – Centro

‌8 e 9 de agosto, 8h30

Treinamento para profissionais da Maternidade

CIAMA Topolândia, à Rua Antonio Pereira da Silva, 280

‌9 de agosto, 14h

Hora do Mamaço

Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga

‌15 de agosto, 16h

Celebração do Dia da Gestante

Centro Gestacional Harmonia para a Vida, na Rua da Praia – Centro

‌15 e 16 de agosto, 9h

Semana Institucional do Hospital de Clínicas

Sala do NEPH, no Hospital de Clínicas de São Sebastião

‌24 de agosto, 8h30

Agosto Dourado

Teatro Municipal de São Sebastião, à Av. Dr. Altino Arantes, 2 - Centro


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Fonte: Divulgação/PMSS

bottom of page