top of page

Agentes da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba orientam famílias sobre prevenção de doenças após contato com alagamentos


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, preocupada com as famílias que tiveram suas casas alagadas nos últimos dias, montou uma ação especial com agentes comunitários de saúde e de zoonoses, a fim de prevenir o aparecimento de doenças, ocasionadas após fortes chuvas.


De quarta até sexta-feira, os agentes visitarão as casas dos bairros Morro do Algodão, Brejinho, Rio Marinas e Barranco Alto, orientando a população sobre a dengue e o aparecimento de ratos, animais peçonhentos e cuidados com a saúde no geral.


A visita visa eliminar possíveis criadouros de dengue e falar da importância da limpeza da residência com água, sabão, água sanitária e cloro, assim como utensílios e alimentos que entraram em contato com a água.


O secretário de Saúde, Gustavo Boher, dá como exemplo a leptospirose, que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta da urina de animais infectados pela bactéria Leptospira. “O principal contágio é através de fissuras na pele com a água contaminada ou por meio da ingestão. Por isso é importante a higienização correta e a Secretaria de Saúde visitará as casas dando essas orientações”, disse.


Pessoas que tiveram contato com alagamentos devem ficar atentas aos sintomas como febre, náusea, dores musculares, principalmente na panturrilha e dor de cabeça. “Caso haja suspeita, procure o atendimento médico imediatamente e informe que teve contato com água contaminada. Também há casos assintomáticos, por isso, é importante o cuidado”, disse Boher.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

Comments


bottom of page