top of page

Ações de conscientização sobre hanseníase e saúde mental são realizadas em São Sebastião



A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), está promovendo, desde o início do ano, uma série de ações em alusão ao janeiro roxo, que trada da conscientização, prevenção e cuidados contra a hanseníase, bem como o sobre o janeiro branco, voltado aos cuidados com a saúde mental. O principal objetivo é lembrar da importância do diagnóstico e dos tratamentos que são ofertados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


A campanha de prevenção à hanseníase foi oficializada pelo Ministério da Saúde e endossada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que coordena ações em todo Brasil. Em São Sebastião, palestras de conscientização devem acontecer em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs).


Até o momento, já receberem as palestras sobre Hanseníase as unidades de saúde de Juqhehy II, Itatinga I e Boiçucanga I. Já nos próximos dias, devem ser contempladas as USF's de Boiçucanga II (19/01), Barra do Una (19/01), Olaria (23/01), Barra do Sahy (23 e 24/01), Juquehy (25/01), Jaraguá (25/01) e Boraceia (26/01). Para participar, o munícipe deve se dirigir a esses locais nos horários das palestras.


A hanseníase é uma doença que afeta a pele e os nervos e é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Apesar de ser uma das doenças mais antigas da nossa humanidade, ainda é um grande problema de saúde pública. No Brasil, pelo menos 30 mil pessoas são diagnosticadas com a doença todos os anos.


Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. Seu contágio ocorre, especialmente, pelo ar ou por contato próximo. Mas a boa notícia é que 90% da população possui mecanismos naturais para se defender da bactéria.


O tratamento da doença é feito com o uso correto de antibióticos, que são fornecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o acompanhamento feito pelas Unidades de Saúde do município.


Saúde Mental

A campanha de cuidados com a saúde mental deve acontecer em todas as Unidades de Saúde da Família do município. Nos próximos dias, estão previstas ações nas USF’s do Jaraguá (18/01), Juquehy 1 (18/01), Itatinga 1 (18/01), Boraceia (19/01), Olaria (23/01), Juquehy 2 (24/01), Itatinga 1 (25/01), Boiçucanga 1 (26/01), Itatinga 2 (26/01) e Juquehy 2 (31/01).


As palestras são voltadas para todos os tipos de público, sendo algumas direcionadas para alguns grupos específicos, como adultos e idosos.


Diante das mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atividades, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos, o tema esse ano é o equilíbrio.


Fique por dentro das datas e locais das palestras, bem como os horários disponíveis, clicando aqui.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page