top of page

Ações de conscientização marcam atuação do Trânsito de Ubatuba



A Diretoria de Trânsito de Ubatuba tem um saldo positivo de realizações durante o ano de 2022. Só no período, foram executadas 489 ordens de serviço, como pintura de sinalização horizontal, troca de placas, sinalização de eventos e revitalização de ciclovias.


Além disso, foi feita a remoção de mais de 80 veículos abandonados em via pública e, em dois anos, contabilizada a emissão de em dois anos 1122 cartões para vaga especial para idosos e 1354 cartões para vaga especial para deficientes físicos.


Um dos principais destaques são as ações de Educação para o Trânsito, com a promoção de palestras nas unidades escolares, órgãos da administração pública e empresa privada – Santa Casa, EM Olga Gil, Escola Estadual Idalina e Escola Estadual Semiramis Prado de Oliveira foram algumas delas; blitz educativas também foram realizadas com esse propósito: conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres – Só em maio, nas ações do Maio Amarelo, as blitz abordaram cerca de 300 motoristas.


Outro ponto alto foi a simulação de um acidente com vítima, que aconteceu na avenida Iperoig em comemoração ao Maio Amarelo – que é o mês de conscientização para reduzir os acidentes de trânsito no Brasil. O objetivo da ação é mostrar para os alunos das escolas, que não compareceram devido à chuva, e para as pessoas o quão importante é a atuação do Corpo de Bombeiros em casos de acidente.


Confira outros serviços realizados:

-Contrato com equipe de sinalização para execução de pintura das faixas de pedestres, lombadas, divisão de fluxo, ciclofaixas, vagas de idos e vaga de deficiente;

– Serviço realizado pelo trânsito no Poupatempo: Emissão de cartão de Idoso, emissão de cartão deficiente físico, atendimento de recurso de multas, indicação de condutor, denúncia de veículos abandonados, liberação de veículos apreendidos, pedidos diversos;

-Fiscalização de veículos irregulares em área de zona azul, estacionamento irregular, remoção de veículos abandonados ou irregulares, remoção de veículos irregulares em área de proibição e área de zona azul, orientação de trânsito, acompanhamento em eventos visando a segurança de participantes e usuários da via.


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU

Foto: Divulgação/PMU

bottom of page