top of page

Ação ambiental retira mais de 2 mil bitucas de cigarro da Praia de Maresias


Com o tema “Pequenas atitudes somadas mudam o mundo”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), promove a Semana do Meio Ambiente com uma série de atividades.


Nessa terça-feira (6), foi realizado o Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental na Praia de Maresias, na Costa Sul. Duração a ação "Clean Up Day" foram retiradas cerca de 2 mil bitucas de cigarro da faixa de areia.


Além disso, foram encontradas 210 tampas de metal, 82 tampas de garrafas pet, 147 canudos, 105 embalagens de plástico duro, 20 pedaços de tecido, 14 latas de alumínio, 96 pedaços de isopor, três chinelos, um isqueiro e uma panela de pressão.


Participaram da ação cerca de 70 alunos da Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Souza e Escola Estadual Professora Dulce César Tavares.


"Achei a ação da Prefeitura com as escolas sensacional. Acredito que poderia acontecer com mais frequência porque a praia é um ambiente tão lindo e precisamos preservar essa beleza e os animais que vivem nesse habitat", comentou a estudante e surfista Sophia Gonçalves, 17 anos.


Para Daniela Butori, representante do projeto Plastic Fishermen, o propósito da iniciativa é conscientizar os jovens sobre o impacto do plástico no oceano e tornar a experiência de pegar lixo na praia em algo legal.


"Precisamos engajar e ensinar as pessoas a pensarem no futuro. O Clean UP Day não é um dia de comemoração, mas um dia de muita ação e reflexão sobre o melhor destino que podemos dar para o lixo que produzimos".


Já a professora de ciências, Marina Carneiro da Costa, vê na ação a oportunidade de explicar, na prática, os impactos do lixo no meio ambiente. "Percebi que muitos dos meus alunos se sensibilizaram ao ver uma grande quantidade de micro lixos espalhados pela praia. Depois de hoje, tenho certeza que eles vão pensar duas vezes antes de jogar qualquer lixo no chão", finalizou.


As atividades da Semana do Meio Ambiente se encerram nesta quarta-feira (7) com a Caminhada de Conscientização na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, a partir das 9h, que vai envolver os alunos da Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Souza e EMEI Professora Sebastiana Costa Bittencourt. Ainda, haverá vivência ambiental no Espaço Kaaysá Art Residency, também na Estrada do Cascalho.


Fonte: Departamento de Comunicação/PMSS

Foto: Divulgação/PMSS

Comments


bottom of page