top of page

6ª Festa do Fandango Caiçara acontece no Perequê-Açu, em Ubatuba


O bairro do Perequê-Açu recebe neste fim de semana, de 1º a 3 de dezembro, a 6ª Festa do Fandango Caiçara, no rancho “Antônia dos Santos Mariano”, localizado na própria praia, em frente ao Instituto Argonauta. A festa tem o objetivo de apoiar, incentivar, fomentar e difundir elementos do Fandango Caiçara promovendo a rica expressividade histórica, social e artística dessa tradicional cultura popular brasileira e muito presente em Ubatuba.


A programação conta com apresentação de grupos de dança, encontro de Bandeiras da Folia do Divino e o tradicional Baile Amanhece, com muito fandango até o dia clarear. O fandango caiçara é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo um gênero que mistura música e dezena de danças que podem ser bailadas, coreografadas em roda ou ainda percutindo-se os pés no chão.


O fandango é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.


A 6ª Festa do Fandango Caiçara é uma realização da União dos Grupos de Fandango Ubatuba, que conta com o apoio também da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).


Confira a programação


Sexta-feira – 1º de dezembro

Chegada dos grupos de todo o território ao longo do dia

20h: Mesa de abertura com fala dos Mestres de Ubatuba e autoridades convidadas

21h: Apresentação dos Grupos de Dança

23h: Baile Amanhece!


Sábado – 2 de dezembro

14h: Entrega da publicação do Projeto Povos: Território, Identidade e Tradição

16h: Encontro de Bandeiras da Folia do Divino (bandeiras de todo o território caiçara, de norte a sul)

20h: Apresentação dos Grupos de Dança

22h: Baile Amanhece com o encerramento só no domingo pela manhã (dia 3)


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMU

Foto: DIvulgação/PMU

bottom of page