top of page

50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela inicia neste sábado


Após o sucesso da edição de Monotipos, a Prefeitura de Ilhabela em parceria com o Yacht Club de Ilhabela, realiza neste sábado (22) a cerimônia de abertura da 50ª Semana Internacional de Vela – Oceano, às 19h, no Race Village, localizado na Vila, centro histórico da cidade.


Nesta 50ª edição, 130 barcos de 54 clubes e marinas de todo o Brasil, incluindo 12 equipes argentinas participam do evento, que este ano completa 50 anos. As competições serão realizadas nas classes de HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25.


Neste domingo (23), às 11h, os veleiros participantes do evento realizam o tradicional desfile em frente ao Píer da Vila, seguido pela largada da regata “100 anos Atrevida: Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque Toque e Renato Frankenthal” às 12h. A Regata de Percurso Longo, compreende as classes ORC, VPRS, RGS (categorias A e B) e Clássicos que competirão na histórica Regata Alcatrazes por Boreste.


Neste ano, o evento social “Regata do Amanhã” conta com um recorde de crianças e adolescentes inscritos, com mais de 150 jovens que terão a oportunidade de participar de uma palestra realizada pela comissão do evento, além de velejarem em barcos tradicionais acompanhados por navegadores experientes.


A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma das mais prestigiadas regatas da América do Sul. O Prefeito Toninho Colucci ressalta a importância deste evento para a cidade, que além de promoverem o esporte, também contribuem para o desenvolvimento econômico e turístico de Ilhabela. Segundo ele, “a Semana Internacional de Vela e a Semana de Monotipos reforçam a vocação náutica do município e atraem turistas de todo o país”.


Além das competições, o Race Village (arena com diversas atrações montada na Vila – centro histórico) promete animar ainda mais os visitantes. O espaço contará com diversas atrações culturais, incluindo shows musicais. E neste ano, uma área de aventura com parede de escalada e um tanque de mergulho foi adicionada, proporcionando momentos de diversão e adrenalina.


A programação completa do Race Village está disponível no site oficial da Prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br) ou no site da Secretaria de Turismo (www.turismoilhabela.com).


Sobre – A primeira edição da Semana de Vela de Ilhabela ocorreu em 1969, com um intervalo até seu retorno às águas do litoral paulista em 1974. Desde então, o evento se estabeleceu como uma competição anual e, a partir de 1980, passou a incluir veleiros de oceano além dos monotipos.


Além do importante investimento da Prefeitura de Ilhabela no fomento da modalidade no município, como a construção da Escola Municipal de Vela “Lars Grael” e ser o berço de grandes velejadores, a Semana de Vela de Ilhabela, considerada uma das maiores competições do iatismo na América Latina, também foi uma das ações que fomentaram a chancela oficializada em julho de 2011, por meio de lei 12.457, que confere a cidade o título de “Capital Nacional da Vela”.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Comments


bottom of page