top of page

50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e da Semana de Monotipos se aproxima


A Escola de Vela Lars Grael será sede entre os dias 14 e 16 de julho das emocionantes competições da Semana de Monotipos com as classes optmist, dingue, ILCA 4/6/7, Snipe, 420, Open Bic e Kitesurf. Serão realizadas seis regatas para todas as classes, sendo que para a classe Kitesurf estão programadas nove regatas. Os desafios serão no canal de São Sebastião e divididos em cinco raias, conforme informado nas Instruções de Regatas.


Mas as emoções não param por aí! A partir do dia 23 até 29 de julho, o Yacht Club de Ilhabela será palco da Semana Internacional de Vela. Neste evento, diversas classes competirão, como ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa e Multi Casco, incluindo o Campeonato Brasileiro da Classe C30, a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro da Classe Bra RGS e o Campeonato de Regata de Equipe.


Ao longo da semana, serão realizadas até 12 regatas para as classes C30 e HPE-25, e até 10 regatas para as demais classes. Destaque para a Regata de Percurso Longo, em que as classes ORC, VPRS, RGS (categorias A e B) e Clássicos irão competir na histórica Regata Alcatrazes por Boreste, celebrando os 100 anos do Veleiro Atrevida, da Marinha do Brasil. Já as classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B e C) e Multicasco enfrentarão a empolgante Regata Toque-Toque por Boreste.


O Prefeito Toninho Colucci ressalta a importância desses eventos para a cidade, que além de promoverem o esporte, também contribuem para o desenvolvimento econômico e turístico de Ilhabela. Segundo ele, “a Semana Internacional de Vela e a Semana de Monotipos reforçam a vocação náutica do município e atraem turistas de todo o país”.


O secretário de Esporte e velejador Bruno Prada, também destaca a grandiosidade das competições e a qualidade técnica dos atletas envolvidos. Para ele, “a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um dos maiores eventos da modalidade na América Latina, consolidando-se como um marco no calendário náutico. Mais que uma competição é o encontro de muitos amigos”.


Além das competições, o Race Village (arena com diversas atrações montada na Vila – centro histórico) promete animar ainda mais os visitantes. O espaço contará com diversas atrações culturais, incluindo shows musicais. E neste ano, uma área de aventura com parede de escalada e um tanque de mergulho foi adicionada, proporcionando momentos de diversão e adrenalina.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, enaltece as oportunidades que o evento traz para a economia local. “A Semana Internacional de Vela movimenta o comércio, a hotelaria e os serviços da cidade, gerando empregos e contribuindo para o crescimento sustentável do turismo na região”.


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMI

Foto: Divulgação/PMI

bottom of page