top of page

170ª Festa de Santo Antônio terá festa social, programação religiosa e inauguração da nova imagem


Vem aí a 170ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba. Este ano, as festividades começam mais cedo e serão emendadas com a programação de Corpus Christi.


As festividades começam em 21 de maio com a peregrinação da imagem de Santo Antônio pelas capelas vinculadas ao Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba. A peregrinação se estende até o dia 27 de maio.


Já no dia 28 de maio, às 20h, ocorre o tradicional Fincamento do Mastro em frente a Igreja Matriz, na Praça Cândido Mota.


Entre os dias 31 de maio e 12 de junho ocorre a Trezena Litúrgica, sempre a partir das 19h30, na Matriz. Padres de diversos locais foram convidados, entre eles, César Almeida Siqueira, Paulo César Nunes de Oliveira, Kleber Rodrigues da Silva, Leandro Alves de Souza, Sílvio José Dias, Eduardo José da Silva Toledo, José Adalberto Vanzella, Juluis Rafael Silva de Barros Lima, Moisés do Nascimento, Mauro José Ramos, Antônio Aparecido Alves, Alessandro Ferreira Coelho e Edgar Delbem.


Dia 8 de junho, Dia de Corpus Christi, a programação prevê a confecção de tapetes às 6h e a Missa de Corpus Christi, às 17h, também na Igreja Matriz.


Continuando a programação da 170ª Festa de Santo Antônio, no dia 11 de junho, às 8h, ocorre a caminhada com saída do Santuário em direção ao Morro Santo Antônio. Na sequência, às 10h, já no morro será realizada a Missa Campal celebrada pelo bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski. Na oportunidade, também será realizada a bênção e a inauguração da nova imagem de Santo Antônio.


A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.


Por fim, dia 13 de junho, Dia do Padroeiro, a programação retorna para o Santuário. Às 8h ocorre a Missa em Ação de Graças pelos 4 anos de elevação do Santuário Diocesano. Já a partir das 11h ocorre o casamento comunitário, enquanto às 18h terá a procissão, seguida da tradicional missa. Como é de tradição, teremos também o bolo de Santo Antonio.


Segundo o pároco do Santuário Diocesano Santo Antônio de Caraguatatuba, Padre José Adalberto Vanzella, “a festa de um padroeiro deve ser sempre uma oportunidade para que os fiéis possam se confraternizar, rezar juntos e aprender de uma forma sistemática um pouco mais sobre a sua fé”.


Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca a importância de se festejar o Padroeiro com muita festa, programação litúrgica e com uma nova imagem do santo. “O Morro Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais visitados em todo Litoral Paulista e nada mais justo homenagearmos nosso Padroeiro com uma nova imagem. Viva Santo Antônio!”, disse.


Festa Social


No período de 2 a 25 de junho, sempre a partir das 18h, fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas na Praça de Alimentação da festa.


Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como refrigerador, mesa de granito, vale viagem, carteira de habilitação, colchão terapêutico, fogão, celular, duas motocicletas e dinheiro entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Mais informações pelos telefones (12) 3882-1611 ou 3881-1422.


No último final de semana de junho haverá atrações musicais, cuja programação será divulgada em breve.


Confira a programação completa:


21 a 27 de maio

Peregrinação da Imagem de Santo Antônio nas Capelas


28 de maio

20h: Fincamento do Mastro (em frente a Matriz de Santo Antônio)


30 de maio a 12 de junho

19h30: Trezena Litúrgica (Matriz de Santo Antônio)


2 a 18 de junho

Show de Prêmios (Salão Paroquial após as missas)


2 a 25 de junho

18h Festa Social (Praça Cândido Mota)


8 de junho

6h: Confecção dos Tapetes

18/6: Missa de Corpus Christi (Matriz de Santo Antônio)


11 de junho

8h: Caminhada (saída do Santuário de Santo Antônio)

10h: Missa Campal e Inauguração da nova imagem de Santo Antônio (Morro Santo Antônio)


13 de junho

8h: Missa de Ação de Graças pelos 4 anos de elevação do Santuário Diocesano (Matriz de Santo Antônio)

11h: Casamento Comunitário (Matriz de Santo Antônio)

18h: Procissão e Missa (Matriz de Santo Antônio)


23 de junho

Show em homenagem ao Padroeiro


Fonte: Secretaria de Comunicação/PMC

Foto: Divulgação/PMC

bottom of page